Notas biográficas


Adriana Mello Guimarães. Doutora em Literatura pela Universidade de Évora (Portugal), com tese envolvendo Eça de Queirós, a Revista de Portugal e o problema da modernização cultural. Mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade de Évora, com pesquisa sobre o periódico As Farpas, o jornalismo de Eça de Queirós e o Brasil. Tem estudos específicos sobre mulheres pioneiras no jornalismo, nomeadamente Alice Moderno. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa.  Professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre. Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa-CLEPUL.
Adriana Sacramento. Doutora em Literatura e Outras Práticas Sociais pela UnB, Mestre em Literatura Brasileira (UnB), Professora do Departamento de Letras, Campus Prof. Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe e membro do grupo Figurações do Feminino: Florbela Espanca et alii, do CNPq.
Algemira de Macêdo Mendes. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1993), Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) com estágio de doutorado sanduíche em Coimbra-PT (2005). Pós- doutora em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. Professora Associada da Universidade Estadual do Piauí,/Universidade Estadual do Maranhão, atuando na Graduação e no Mestrado em Letras. Coordena o Mestrado Acadêmico em Letras, o Núcleo de Estudos Literários Piauienses -NELIPI,NELG e Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da UESPI, Conselho Editorial das revistas Pesquisa em Foco (UEMA) e Letras em Revista (UESPI).Membro do CLEPUL-Universidade de Lisboa. Bolsita de produtividade da UEMA.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Feminina, História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura brasileira, Literatura piauiense, Literatura de autoria feminina, Literatura Africanas e Africanas de Língua Portuguesa.
Ana Luísa Vilela. Ensina Literatura Portuguesa na Universidade de Évora, onde tem desenvolvido pesquisa no âmbito dos estudos queirosianos e, na generalidade, no da literatura portuguesa dos séculos XIX (Ramalho, Eça, Fialho) e XX (Florbela, Agustina, Sophia, Raul de Carvalho, José Luís Peixoto, etc). Interessa-se igualmente pela Literatura Comparada (relações entre Literatura e História, Estudos sobre o imaginário) e pela Ecdótica. É responsável pelo projeto de edição de inéditos do espólio de Raul de Carvalho e pelo tratamento e inventariação do espólio de Florbela Espanca (Vila Viçosa). É consultora científica da edição das Obras Completas de Florbela Espanca (Estampa e Edições Esgotadas). Tem publicado, organizado e orientado diversos livros, edições críticas, capítulos de livros, ensaios e entradas de dicionários.
Anamaria Filizola. Professora aposentada de literatura portuguesa da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora da obra de Agustina Bessa-Luís. Pesquisadora dos discursos biográficos e representações biográficas no discurso ficcional.

Andreia de Lima Andrade - Doutora pelo Programa Literatura e Interculturalidade – PPGLI, da Universidade Estadual da Paraíba. Com a tese: Do Dominó às Máscaras: o jogo autoficcional na contística florbeliana. Professora de Literatura Portuguesa da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Antonio Alías. Doutor em Teoria da Literatura pela Universidade de Granada com a tesis titulada Formas de la razón herida. Genealogía y transición de la memoria como categoría del pensamiento crítica (2015). Nesta mesma universidade fez estudos de Teoria da Literatura e Literatura Comparada (2009) e, com antecedencia, licenciou-se em Jornalismo na Universidade de Sevilla (2003). Na atualidade é professor da Universidade de Granada na licenciatura de Literaturas Comparadas. Os seus interesses na investigação cemtram-se no pensamento poético em relação com a Teoria da Literatura e a estética.

António Laginha é doutorado em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra, Mestre em Belas Artes/Dança pela Universidade de Nova Iorque e Licenciado em Arquitectura para Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Formou-se em Dança no Conservatório Nacional no Curso Especial de Dança, nos cursos da Fundação Calouste Calouste Gulbenkian e na Juilliard School, de Nova Iorque. Foi bailarino e coreógrafo do Ballet Gulbenkian e da Companhia Nacional de Bailado e de alguns grupos portugueses e companhias norte-americanas. Membro fundador e o primeiro mestre de bailado da Companhia de Dança de Lisboa, foi também docente da Escola Superior de Dança, do Instituto Universitário D. Afonso III e da Academia de Dança de Setúbal, entre outras instituições em Portugal e na Harkness House (Nova Iorque), Universidade de Curitiba, Universidade de Minas Geraes (Belo Horizonte), Centro Cultural da Cidade de São Paulo e Centro Cultural Las Condes (Santiago do Chile). Fez parte de júris de concursos nacionais e internacionais, tem trabalhado em produção, organizou inúmeras exposições e tem feito regularmente conferências sobre a temática da dança numa base regular, em Portugal e no
estrangeiro. É o crítico de  Dança sénior em Portugal e publicou várias obras, sobretudo na área da História da Dança Portuguesa (Amazon e Caleidoscópio) bem o livro infanto-juvenil, O Segredo de Natália, com o qual foi galardoado com o Prémio Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, em 1998. Pertence ao Conselho Científico da Revista Portuguesa de Educação Artística e em 1998 fundou e, desde então, dirige a Revista da Dança. Em 2001, abriu o Centro de Dança de Oeiras, a cuja direção preside e onde lecciona e dirige o Núcleo de Pesquisa e Documentação de Dança. Ao longo da sua carreira recebeu vários prémios entre os quais se destaca a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras, em Junho de 2006.

Cláudia Pazos-Alonso is Professor of Portuguese and Gender Studies at the University of Oxford and a Fellow of Wadham College. Her research interests range widely across 19th and 20th century Lusophone Literature. Book publications include Antigone Daughters? Gender, Genealogy, and the Politics of Authorship in 20th-Century Portuguese Women's Writing (2011, with Hilary Owen), Imagens do Eu na Poesia de Florbela Espanca (1997), and co-edited volumes such as De Oriente a Ocidente: Estudos da Associação Internacional de Lusitanistas (2019), Reading Literature in Portuguese. Commentaries in Honour of Tom Earle (2013), A Companion to Portuguese Literature (2009), and Closer to the Wild Heart. Essays on Clarice Lispector (2002). Together with Fabio Mario da Silva, she was responsible for recent editions of Florbela Espanca (Estampa) and Judith Teixeira (Dom Quixote). Her monograph entitled Pressing for Change: Francisca de Assis Martins Wood and nineteenth-century periodical culture is forthcoming in 2020 with Legenda and she is currently a new edition of Wood's novel Maria Severn, alongside an anthology of her editorials. She is also under contract to organise a multilingual anthology of the poetry of Florbela Espanca for Lisbon Poets.

Clêuma de Carvalho Guimarães. Doutora em História da Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Deolinda Santos Costa. Psicanalista membro associado da Sociedade Portuguesa de Psicanálise, Federação Europeia de Psicanálise, Associação Internacional de Psicanálise. Licenciatura em Filosofia; Mestrado em Literatura Comparada (tese sobre Finisterra de Carlos de Oliveira). Crítica Literária no Jornal de Letras, Público, Expresso, e outras publicações. Comunicações em diversos eventos promovidos pela Sociedade Portuguesa de Psicanálise (colóquios, congressos, tertúlias).
Elisangela da Rocha Steinmetz possui Mestrado em História da Literatura pela Universidade Federal de Rio Grande, formada em Letras é especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Atua como professora de Literatura na rede estadual de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente cursa o Doutoramento em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação da Professora Doutora Annabela Rita e a co-orientação do Professor Doutor Fabio Mario da Silva.

Fabio Mario da Silva é Professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. É pós-doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, com bolsa da FAPESP. É doutor em Literatura e mestre em Estudos Lusófonos pela Universidade de Évora. É pesquisador do CNPq, nos seguintes projetos: "Figurações do feminino: Florbela Espanca et alii", e “Estudos Portugueses e Africanos”. Também é pesquisador integrado do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) e membro colaborador CEC (Centro de Estudos Clássicos) ambos da Faculdade de Letras da  Universidade de Lisboa. Também integra a equipe do Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP) da Universidade Federal de Sergipe. Dirigiu, em conjunto com a Professora Cláudia Pazos Alonso (Universidade de Oxford), a edição crítica das Obras Completas de Florbela Espanca pela Editora Estampa (Lisboa) e organizou, também em conjunto com Cláudia Alonso, uma edição da Obra da modernista Judith Teixeira, com textos inéditos, pela Editora Dom Quixote. Prepara a edição da trilogia épica de Soror Maria de Mesquita Pimentel, primeira epopeia escrita por uma mulher em língua portuguesa. Publicou a obra A autoria feminina na literatura portuguesa. Reflexões sobre as teorias do cânone, Editora Colibri. É organizador de diversos eventos intencionais pelo CLEPUL- Univ. de Lisboa, com destaque para o congresso internacional em estudos de gênero no contexto em língua portuguesa e italiana. Suas áreas de interesse são sobre teorias feministas e autoria feminina nos países em língua portuguesa. Atualmente desenvolve o seu projeto de pós-doutoramento no CLEPUL, sob supervisão de Ernesto Rodrigues, sobre a obra completa de Ana Plácido.
Iracema Goor Xavier. Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUCSP, Mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUCSP sob a orientação da Profa. Dra. Annita Costa Malufe e como coorientadora a profa. Dra. Ana Luísa Vilela e membro do grupo Figurações do Feminino: Florbela Espanca et alii, do CNPq.

João Estaca. Aluno do 12º ano do Colégio Planalto, frequentando o Diploma Programme do International Baccalaureate. Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Literatura com orientação do professor Carlos Marques. Cultivei um grande interesse no realismo russo e francês do século XIX, nomeadamente obras de Dostoievski, Tolstoi, Turguénev e Victor Hugo, estudado com detalhe nas aulas e nos diversos clubes de leitores organizados pelo professor Carlos Marques e pela professora Sandra Marques. Interessei-me sempre pela Literatura portuguesa nomeadamente pela poesia de Luís de Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca.

Joëlle Ghazarian. Mestre em Letras Modernas pela Universidade de Paris-Jussieu e doutora em Etnologia pela mesma universidade. Professora de Francês e de Literatura Francesa na Universidade de Coimbra, posteriormente de Culturas de Expressão Francófona e de Cultura Relacional na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre. Tem colaborado em diversas publicações portuguesas sobre temas literários e políticos (entre outras, Jornal de Letras, revistas Fenda, Pravda, Última Geração, Confluência, Aprender, Le Monde Diplomatique – edição portuguesa, Flauta de Luz, de cujo corpo redactorial é membro), e tem participado em conferências sobre temas literários e etnológicos em várias cidades portuguesas. Em ficção, publicou Sakarina (Fenda, 1984), Ó de Amoque (Fenda, 1995), Cântico do Crime (Quasi, 2007, com prefácio de Herberto Helder). Paralelamente, formou-se em musicoterapia e hipnose clínica, e tem participado nos congressos da Sociedade Portuguesa de Psicodrama.

Jonas Leite é Doutor em Literatura e Interculturalidade pela Universidade Estadual da Paraíba. É professor Adjunto de Literatura Portuguesa na Universidade de Pernambuco, no Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata – PE. Faz parte do Diretório de Pesquisa do CNPq Florbela Espanca et alii, liderado pela Profa. Dra. Maria Lúcia Dal Farra.

Joselita Izabel de Jesus. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí (1993) e Mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Piauí. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria literária, Poesia e Erotismo.

Maria Cristina Pais Simon. Licenciada em Românicas pela Universidade Nova de Lisboa, licenciada em Português e em Letras Modernas, mestre em literatura, civilização e língua portuguesas, titular da « agrégation » de português e doutorada em literatura com tese sobre Camilo Castelo Branco, M. C. Pais Simon é maître de conférences de Estudos lusófonos na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, onde se formou, e onde leciona literatura, cultura e tradução literária. Investigadora no CREPAL, associada ao CHAM e ao CLEPUL da Universidade Nova de Lisboa, ao CLP da Universidade de Coimbra, tem realizado e participado a congressos e a colóquios internacionais na Europa, Estados Unidos e Brasil e publicado numerosos trabalhos sobre autores e temas oitocentistas, muitos dos quais relativos à questão feminina.

Maria Do Carmo Cardoso Mendes é professora e investigadora do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho. É vice-presidente do ILCH e presidente do Conselho Pedagógico do mesmo Instituto. Especialista em Literatura Comparada e em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, tem publicado ensaios sobre: escritores de língua portuguesa; escritores de língua inglesa; mito de Don Juan; Ecocrítica; Literatura Fantástica e Policial; influências clássicas na Literatura Portuguesa Contemporânea; Diálogos entre a Literatura Portuguesa e as Literaturas Hispano-Americanas. As suas publicações mais recentes são os livros Don Juan(ismo): o mito (2014), Artes e Ciências em Diálogo (coordenação com Isabel Ponce de Leão e Sérgio Lira –2015), Idades da Escrita: estudos sobre a obra de Agustina Bessa-Luís (2016) e Humores e Humor na Obra de Agustina Bessa-Luís (coordenação com Isabel Ponce de Leão – 2017) e Ecocriticism 2018. Literature, Arts and Ecological Environment (coedição com Isabel Ponce de Leão e Sérgio Lira – 2018).
Maria Raquel Álvares licenciada em Filologia Românica, investigadora no Centre de Recherche sur L’Imaginaire em Chambéry, estudos no doutoramento em Chambéry e Grenoble (DEA) e no surrealismo francês, Paul Éluard. Mestre em Literatura Brasileira pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a tese: A figura do Gaúcho no romantismo brasileiro e doutorada em Literaturas Africanas, área específica – Literatura Cabo-Verdiana – Título: A Construção da personagem cabo-verdiana. Do Universo cultural, social e ideológico de Cabo Verde e sua representação na prosa de Germano Almeida pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi leitora de Língua e Cultura Portuguesas nas Universidades de Pescara e Roma e orientadora do Ramo Educacional (14 anos) na disciplina de Português na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa. Desempenhou vários cargos na função de docente no Ensino Secundário e tem vindo a apresentar várias comunicações, cursos e exposições. Atualmente é professora e investigadora integrada no Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), área 2 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Filiação: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL).
Marisa Mourinha é licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo-se especializado nas áreas da Estética e da Filosofia Portuguesa. Mais tarde, na mesma instituição, concluiu a pós-graduação no Programa de Literatura Comparada, preparando agora um Doutoramento em Estudos Comparatistas, com um projecto sobre a tradução de António Lobo Antunes.
Matteo Pupilo. Professor de língua portuguesa para estrangeiros e jovem investigador de Literaturas portuguesas e Didática do Português como Língua Não Materna. Licenciado em Estudos Portugueses pela Universidade de Bari ("cum laude", em 2016), após ter defendido uma tese intitulada "Quem tem farelos? - Gil Vicente - Introdução, edição e notas", inscreveu-se no mestrado em Estudos Portugueses na FCSH da Univ. Nova de Lisboa, onde se encontra a desenvolver, no âmbito do Projeto Relit-Rom, uma dissertação sobre " 'Las mal malmaridadas' no teatro português do século XVI". Dedica-se igualmente à participação ativa de cursos e conferências de literaturas portuguesas e do ensino do Português como Língua Estrangeira. Traduz de Italiano para Português e vice-versa, assim como de Inglês e de Espanhol para Italiano. De momento, está a organizar e preparar a tradução de uma Antologia Poética da escritora brasileira Maria Lúcia Dal Farra, vencedora do Prémio Jabuti em 2012. Também gosta de escrever poemas em Português, tendo publicado um deles intitulado "Espuma", na Antologia de Poesia Portuguesa Contemporânea "Entre o Sono e o Sonho", pela Chiado Books (2019).
Patrícia da Silva Cardoso graduou-se em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1988), onde também fez Mestrado (1994) e Doutorado (2002), ambos defendidos na área de Teoria e História Literária. Desde 1997 é professora da Universidade Federal do Paraná. Foi professora visitante na Universität Leipzig (2007), na Alemanha, onde ministrou curso sobre as relações entre o modernismo português e o brasileiro. Como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian, fez pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (2007-2008). Entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015 fez um segundo pós-doutorado, dessa vez na University of Surrey, Inglaterra, para o qual recebeu bolsa da CAPES. Em 2016, a pesquisa intitulada Texto e imagem: a ilustração literária de Poty Lazzarotto, desenvolvida por Fabrício Nunes, sob sua orientação, ganhou o Prêmio CAPES de Melhor Tese da área de Letras e Linguística. Coordena, desde 2012, o mestrado bilateral entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade de Lyon 2-Lumière. Entre maio de 2015 e maio de 2017 foi coordenadora do Curso de Pós-graduação em Letras da UFPR. Foi presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa no biênio 2016-2017. Sua área de atuação é Letras, com ênfase na Literatura Portuguesa e nos diálogos entre esta e outras literaturas, tais como a brasileira, a inglesa e a francesa. Seus principais interesses são as questões relativas ao conceito de representação e seus possíveis vínculos com o imaginário construído pelo discurso ficcional, no âmbito da produção literária e cinematográfica. A identidade do sujeito e a identidade cultural destacam-se, ainda, como temas/problemas com que se ocupa em sua reflexão crítica e em seu trabalho de orientação nos níveis de mestrado e doutorado.
Renata Soares Junqueira é Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (UNESP), no campus de Araraquara (SP), onde desde 1994 leciona Literatura Portuguesa na Faculdade de Ciências e Letras. Nos últimos onze anos tem desenvolvido pesquisas interdisciplinares envolvendo teatro, cinema e literatura. É autora dos livros Glauber Rocha e Manoel de Oliveira: cinema épico em português (São Paulo: Todas as Musas, 2019), O cinema épico de Manoel de Oliveira (São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2018), Transfigurações de Axel: leituras de teatro moderno em Portugal (São Paulo: Editora da UNESP, 2013) e Florbela Espanca: uma estética da teatralidade (São Paulo: Editora da UNESP, 2003). Organizou as coletâneas Os pobres no cinema de Manoel de Oliveira: estudos interdisciplinares de cinema, literatura e sociedade (São Paulo: Todas as Musas, 2017) e Manoel de Oliveira: uma presença (São Paulo: Perspectiva/FAPESP, 2010). Co-organizou Teatro, cinema e literatura: confluências (São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014).

Rogéria Freire é mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, com estudos desenvolvidos na área de literatura portuguesa, brasileira e africana. Faz parte do Grupo de Estudos Teatrais e Projeto Autor por Autor na FFLCH-USP. É Professora e  Diretora Acadêmica da Faculdade Freire-SP, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Questões de Gênero e desenvolve projetos sociais para inclusão de jovens carentes na universidade. Trabalha com Formação de Educadores na área de Currículo, Questões de Gênero e Violência, Literatura, e Teatro, além de desenvolver projetos de consultoria educacional. Publicou 04 livros na área da Educação e atua em Congressos Nacionais e Internacionais.

Tiago Salgueiro. Nasceu em Évora em 1975. Licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Foi Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis (Tunísia), através do Instituto Camões em 1997 e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz (Espanha), no âmbito do programa “Erasmus” em 1998. Concluiu o Curso de Especialização “Boas Práticas de Gestão Cultural”, promovido pelo Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa em 2010. É Diplomado em Gestión del Patrimonio pelo ILAM – Instituto Latinoamericano de Museus, credenciação obtida em 2017. Concluiu, em Junho de 2018, o Programa Executive Education em Gestão do Património Cultural, na NOVA School of Business & Economics, uma formação pioneira na área da gestão patrimonial, com a classificação final de 19 valores. É membro do Conselho de Redação da Revista de Cultura CALLIPOLE, editada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, desde 2008, participando com diversos artigos sobre a História e o Património de Vila Viçosa. Autor das obras “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584”, editada pela Chiado Editora em 2012, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Viçosa; “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, pela Fundação da Casa de Bragança e o romance “A Dúvida, em sentimento transformada” pela Chiado Editora, ambas no ano de 2014. Em 2015, através do PPL, edita o livro “VILA VIÇOSA – Ideias para o Futuro”, uma iniciativa relativa ao desenvolvimento turístico e cultural da localidade. No ano de 2016, publica a obra “Notáveis Calipolenses – Uma viagem pela História de Vila Viçosa”, um projeto sobre as personalidades que se destacaram a nível das artes e das letras. Foi também responsável, juntamente com a Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, Dr.ª Maria de Jesus Monge, pela redação e atualização do novo Roteiro da Coleção de Carruagens da referida Instituição.

Zuleide Duarte é professora de Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Estadual da Paraíba. Escreveu tese de doutorado sobre a diáspora portuguesa. Publicou D' Eça e d'outros, Outras Áfricas, Leituras luso-brasileiras entre outros. Incursou, também, pela ficção, tendo publicado dois livros.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Resumos das Conferências

Apresentação